Produção de Música Eletrônica:
- Lucas Valente
- 2 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Com certeza você já ouviu alguma música produzida eletronicamente, seja ela do gênero pop, EDM (Electronic Dance Music), house ou qualquer outro. Em algum momento de sua vida, deve ter parado para se perguntar: como é produzido esse tipo de música?
A música eletrônica é produzida em um DAW, ou seja, um Digital Audio Workstation, Estação de Trabalho de Áudio Digital, em português, que atua como um Photoshop da música. O DAW é a principal ferramenta de trabalho do produtor, semelhante a uma bancada para o marceneiro ou à caixa de ferramentas do mecânico. Nele o compositor cria a música em três principais etapas: a sintetização de instrumentos digitais, o desenvolvimento de melodias e ritmo em geral e a equalização. Mas o que seria isso tudo? Eis a explicação.
Um de meus projetos inacabados aberto no Ableton Live 9, um DAW muito utilizado por produtores atualmente.
O músico começa pelo esboço da música: algumas notas simples aqui e ali, alguns efeitos sonoros, alguns tambores e pratos; nada de muito especial. Após o desenvolvimento desse projeto inicial, o compositor refina a música, acrescentando detalhes cada vez mais elaborados a cada uma das vozes. O processo é repetido até que se obtenha a combinação desejada de sons.
Além disso, o produtor pode alterar a maneira com que se comporta cada instrumento. Todos os diferentes componentes sonoros de uma música, desde o refrão ao mais imperceptível dos efeitos sonoros tiveram seus diferentes parâmetros (volume, eco, vibrato etc.) individualmente modificados para que, ao serem agrupados, soassem da melhor maneira possível.
Um compostor altera todos os sons de uma música incontáveis vezes, até que esteja satisfeito com o produto final. Dependendo do público-alvo da música e do estilo do compositor, o resultado pode ser diferente, para que se adapte às preferências dos fãs. Algumas músicas levam anos para amadurecerem, de tal modo que o artista fique contente com o resultado final. É o caso de Animals, do DJ Martin Garrix, que teve sua produção iniciada 3 anos antes de seu lançamento final.
Depois de muitas horas gastas em pequenos ajustes e modificações que dão a forma desejada à música até que se torne pronta, o artista entra em contato com sua gravadora contratada, que gerenciará todo o processo legal para estabelecimento dos direitos autorais em troca de uma porcentagem dos lucros obtidos.
Comentários