top of page

Para você, o que é dança?

  • Bárbara Consales
  • 2 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

O que é a dança? Por definição, a dança é uma sequência de movimentos corporais executada de maneira ritmada. Mas a dança é muito mais do que isso. É uma forma de se expressar, é dizer com o

corpo o que, às vezes, não conseguimos dizer com palavras, é uma maneira de passar de geração em geração a história de um povo. A dança é a primeira forma de manifestação corporal do homem, é uma maneira de se conectar com as pessoas e, ao mesmo tempo, uma forma de transpor a realidade.

Os benefícios da dança são incontáveis, tanto como exercício físico, pois sim, dança é um esporte em vários aspectos e durante sua prática são perdidas várias calorias, por exemplo,quanto como uma forma de terapia, pois a dança é ótima para relaxar, ter um tempo para si mesmo e esquecer um pouco os problemas.

A dança está cada vez mais eclética, com várias modalidades para atender a todos os gostos, como ballet clássico, neoclássico e contemporâneo, jazz, hip hop, sapateado, dança do ventre, tango, salsa entre várias outras que se encaixam para todas as pessoas, dependendo do que ela espera obter da dança. Outra vantagem é que a dança pode ser tanto uma profissão, quanto uma atividade física e até mesmo uma diversão, por exemplo.

A dança é a linguagem mais universal de todas. Seu instrumento, o corpo, transmite mensagens, emoções e sentimentos que podem ser entendidos por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo, contanto que ela tenha um pouco de sensibilidade.

A arte quando introduzida de maneira adequada, sem pressão, pode ajudar no desenvolvimento motor e psicológico. Pode também ajudar a superar a timidez, a superar o medo de falar em público e várias outras coisas.

As companhias de dança estão inovando cada vez mais nos espetáculos. Uma das maiores provas disso são as coreógrafas Deborah Colker e Pina Bausch, falecida há quatro anos e que infelizmente não viveu tempo suficiente para ver o aniversário de 40 anos de sua fantástica companhia. Ambas são responsáveis por grandes inovações no mundo artístico. Em seu mais recente espetáculo, “MIX”, Deborah Colker fez os bailarinos dançarem em uma parede de escalada, no espetáculo “4 por 4” os bailarinos dançavam junto a vasos de cerâmica.

Um problema que sempre afetou a dança e a arte de uma forma geral, é a falta de valorização. A maior parte das pessoas não veêm a dança como um trabalho e grande parte das vezes, isso atrapalha muitos projetos incríveis por falta de interesse da parte dos patrocinadores. Isso resulta na falta de remuneração de bailarinos após apresentações em lugares com condições de pagar a eles um salário bom. Afinal, por mais que essa seja uma decisão da pessoa e que ela tenha feita a escolha de trabalhar com a dança, ainda sim, precisar pagar as contas.

Além de ser importante atualmente, a dança também é importante por trazer um toque cultural de cada país. Temos danças que são mais parecidas com rituais, como é o caso de várias tribos africanas ou danças mais clássicas e tradicionais, como o ballet clássico que carrega seu caráter europeu. No Brasil por exemplo,nós temos a quadrilha, a catira (uma dança tradicional do nordeste), o forró, frevo, entre várias outras danças que carregam em si características da região onde foi criada. Dessa forma, a dança ajuda a criar uma identidade cultural, contribuindo para que cada vez mais a cultura brasileira se desenvolver e ser cada vez mais bonita.


 
 
 

Comments


MAIS TEXTOS

"O Futuro depende de nós"

bottom of page