Moda: uma questão de estilo e personalidade
- emoff20
- 2 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

A palavra “moda” remete à maneira de se vestir, refere-se à busca pela individualidade, ao modo como expressamos nossa personalidade. Além disso, pode revelar características sobre nossa identidade, tais como profissão, posição social, caráter, opiniões etc. Dessa forma, a moda não se limita apenas a seguir tendências e aproximação ao visual de famosos. Pode ser considerada um meio de comunicação, afinal, a maneira como nos vestimos sempre influencia na formação de primeiras impressões.
A verdade é que muitos se esquecem dessa questão de individualidade, perdidos entre tendências não demonstram quem realmente é, ficam escondidos debaixo das roupas por temerem que suas opiniões sejam julgadas e não aceitas pela sociedade. Quantas vezes hesitamos ao escolher uma peça pensando na reação que ela pode causar nos outros? Isso ocorre pela mídia, que estipula os padrões de beleza a serem seguidos. Mas não é justamente o contrário à ideia de liberdade de expressão?
Outro fato importante é que a moda pode ser considerada um estímulo à prática consumista. Ao mesmo tempo em que as pessoas buscam estar dentro dos padrões para não serem rejeitadas, há quem dite os estilos, optando pela diferenciação. Um exemplo comum é quando os jovens compram os modelos e marcas mais usadas no momento para serem iguais aos seus colegas, mas geralmente adquirem as últimas peças ou as mais caras, como forma de ostentação. Isso não ocorre só na moda, mas com dispositivos eletrônicos, brinquedos, materiais escolares também. Enfim, encerramos com um recadinho da renomada consultora de moda Glória Kalil:
“Ser uma pessoa estilosa tem muito mais a ver com você se conhecer melhor, ter convicções, opiniões; e muito menos a ver com dinheiro”.
Comments